Minha História
“Além de profundo conhecimento teórico e experiência destes mais de
17 anos de prática, tenho a vivência deste processo,
senti na pele o que é viver
em guerra com nosso
templo corpo.”.
Eu sou Karissa Kilson, taurina com ascendente em capricórnio e lua em peixes (ufa! Rs), mãe de uma menina, amante de música, da natureza, do mar, de assuntos místicos, espirituais e tudo que envolve o comportamento humano.
Sou muito questionadora sobre mim mesma e desde muito nova busco incessantemente melhorar quando percebo que algo não está bom na minha vida, que há sofrimento. Assim, fui entendendo que sempre há algo por trás de comportamentos e hábitos. E melhor, que podemos mudar e nos curar.
A trajetória de autoconhecimento começou quando me deparei com um princípio de anorexia com 16 anos. Tinha emagrecido muito rápido e com muita restrição e fiquei sem menstruar por 1 ano. Tinha medo de comer, só buscava por alimentos de baixo valor calórico e comia sempre em casa. Ficou claro a péssima relação com o meu corpo, onde a prioridade era ser magra, e consequentemente com a comida, pois era a vilã da história.
Da anorexia fui rapidamente para a compulsão alimentar que me acompanhou por 15 anos. A comida e o excesso de peso tinham uma função além do consciente e isso foi ficando claro ao longo dos anos.
Fui estudar nutrição buscando conhecer um pouco mais sobre a alimentação, acreditando que isso iria ajudar na minha própria cura. Quando finalmente me formei, há mais de 17 anos atrás, percebi que precisava de outros conhecimentos para além da nutrição convencional. Que saber o que é saudável ou não, sobre valor nutricional dos alimentos e prescrição de dietas era importante, mas que não fazia eu mudar de comportamento, de mentalidade. Pelo contrário, muitas vezes o conhecimento me fazia comer mais transtornado e julgar tudo o que comia.
Quando percebi que tinha algo mais, decidi começar um processo terapêutico e a vontade de me curar e comer em paz me fez querer entender mais sobre mim mesma e me debruçar nas práticas de autoconhecimento.
Viver contando calorias, me culpando, julgando TUDO que comia entre bom ou ruim, vivendo entre excessos e restrições e depreciando meu corpo de acordo com o peso que tinha, estava acabando com minha saúde mental, emocional e minha autoestima. Era viver em guerra comigo mesma e com a comida, onde só seria feliz se chegasse num determinado tipo de corpo. E o que eu vivia também podia ver nos meus pacientes, mesmo sem ter transtornos alimentares.
Paralelamente, já na prática profissional, fui percebendo que o mesmo acontecia com as pessoas que atendia, mesmo não tendo transtorno alimentar. Eles tinham acesso às informações sobre alimentos, saúde, hábitos que deveriam introduzir, um ótimo plano alimentar a seguir, mas não os faziam.
Por isso, fui me interessando cada vez mais a estudar e me especializar em todos os aspectos que nos fazem ser o que somos e fazer o que fazemos. E olhar para isso é voltar para uma medicina e forma de cuidar em que todos os aspectos do ser são considerados: não só os físicos, mas também os emocionais, mentais, energéticos – que perpassa todos esses – e até espirituais.
Encontrei minha cura assim! Hoje não faço dietas, não me sinto culpada por comer qualquer alimento, me cuido e me amo independente do peso que tenha. Aliás, nem me peso mais! A balança não tem poder de definir como me sinto! Continuo no meu processo de evolução como ser humano e sigo praticando tudo que aprendo, pois este processo é constante, mas entendi que a paz vem de dentro e não quando chegar em algum corpo ou lugar especifico.
E é neste processo que também quero e posso te ajudar! Além de profundo conhecimento teórico e experiência destes mais de 17 anos de prática, tenho a vivência deste processo, senti na pele o que é viver em guerra com nosso templo corpo. E isso faz toda a diferença!